terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

... VERSÃO PALAVRA MUNDO ...


Uma vez foi perguntado a Paulo Freire, grande educador brasileiro, se existiria mundo se não houvesse seres humanos o mesmo foi enfático: “Não!”. Mesmo com animais, árvores, mares, peixes... Paulo continuou a dizer que não haveria mundo se não houvesse o ser humano. Quando indagado porquê, respondeu que : “Não haveria quem pronunciasse mundo.”.

Quem de disse isso foi uma professora da minha faculdade, mais precisamente de Língua Portuguesa – sim! Preciso aprender a Língua para ser um bom jornalista, ao menos a língua em sua alma. Ela falou isso ao dizer da importância da Língua, da fala, da forma de comunicação humana... Se analisarmos bem, a fala é um grande avanço e o nosso sistema de comunicação é o mais complexo de todos que existem na face terrestre. Poderíamos utilizar uma linguagem de sinais, ou de fumaça, mas a linguagem fonética é a mais expressiva, creio eu. O som consegue mover sentimentos, mesmo que falemos eu te amo, de acordo com o nosso timbre, a forma que falamos, poderemos estar sendo irônicos...

Fico imaginando os surdos. Fico imaginando como deve ser estranho ver as pessoas falarem e não saber se daquela boca sai um som suave, sai um som grave, agudo... Mas daí o surdo consegue ter um dos maiores prazeres do mundo, pode ler. Melhor que ler acho que não existe. Através da escrita todos se comunicam há milhões de anos, nem que seja por cuneiforme. Então o surdo não precisa reclamar de não ouvir, que dane o que o outro fala, ele pode ler, escrever e pode aprender a se comunicar com as mãos.

Fico imaginando os cegos. Dizem que quem é cego possui uma audição maravilhosa. A perda de um sentido atribui a outro uma dosagem maior de eficiência... Será que se todos fossemos cegos conseguiríamos nos comunicar tão bem só através da fala? Se todos fossemos cegos seriamos habituados a essa vida. Se fossemos surdos desde sempre, também seriamos habituados a essa vida...

Não importa o sentido: audição, fala, visão... Se nos faltasse qualquer um o ser humano saberia como se comunicar. Faltando audição usaríamos alguma escrita, se cegos à fala... Não importa o código, a linguagem, se por ícone, símbolo, signos... De alguma forma, mesmo não falando, não enxergando, não escutando; o ser humano arranjaria uma forma de pronunciar a palavra MUNDO.
Meus queridos que curtem o blog, me desculpem pela demora de atualizar, semana tensa. Um abraço a todos!

3 comentários:

O amor e etc. disse...

Sim, acho que nos adaptariamos bem. O ser humano é muito inteligente, com certeza ele arranjaria uma forma de se adaptar a essas circustâncias.
Lembrei do filme "O ensaio sobre a cegueira" o diretor é Fernando Meilrelles ( acho que é assim, tem o livro( de Saramago) também, mas o livro eu não li, o homem é inteligente, mas as vezes ele não usa a sua inteligência de forma sábia.

Katarina disse...

Isso nos faz refletir sobre essa vontade/necessidade/habilidade de comunicação do ser humano...
De qualquer forma é uma dádiva poder extravasar o que há aqui dentro e compartilhar com o outro e com o mundo a consequencia de existir.

Unknown disse...

Eu estou aprendendo a CONVIVER com os meus medos da maneira mais dificil.. hoje sonhei que traia aquele a quem mais amo e tive medo que isso pudesse ser verdade, com meu humor instavel e esse coração acelerado.. acho que tenho medo de botar tudo a perder.

E sim, não haveria mundo sem um ser que fizesse disto um mundo.